Tipos de cabelos

Saiba qual o seu subtipo de cabelo 

Liso, cacheado, ondulado, crespo… Você sabia que dentro dessas variações, existem subtipos que merecem atenção especial na hora de realizar um procedimento capilar com mais precisão? Se você ainda não sabe quais são, acompanhe nossa matéria!

Cabelos lisos

Apesar dos cabelos lisos não variar nos formatos, ele também merece cuidados especiais. Ele é dividido em 3 subtipos:

Liso 1A: cabelo “escorrido”, extremamente liso. Esse cabelo não segura grampos, presilhas ou acessórios de cabelo. Também costuma ser mais brilhante, macio e fino e, por isso, tende a ser mais oleoso.

Liso 1B: é um cabelo mais encorpado e que também tem mais volume. Apesar de liso, esse tipo de fio consegue segurar mais um efeito de babyliss e penteados com grampos e presilhas

Liso 1C: esse tipo de cabelo é bastante característico das pessoas asiáticas, já que os fios são bem mais grossos, encorpados e volumosos, sendo até mesmo difícil fazer penteados. 

Cabelos ondulados 

Os fios ondulados são o meio termo entre lisos e cacheados. Não possuem cachos definidos, os fios são em formato de “S”, podendo ser mais soltos ou definidos também. A raiz geralmente é lisa e do meio do cabelo para as pontas, começam a formar as pequenas ondas. Veja os subtipos: 

Ondulado 2A: esse é o típico “cabelo de praia”, com a raíz lisa e do meio da cabeça para o final, formam-se as ondas. Por ser um cabelo mais fino, não é tão volumoso e tende a ser mais oleoso na raíz.

Ondulado 2B: nesse caso, os cabelos já possuem o formato “S” mais definido, já que aqui, são mais encorpados e grossos, definindo mais. Também apresenta uma concentração maior de frizz, porém, é menos oleoso que o anterior.

Ondulado 2C: já é um cabelo mais próximo do cacheado, pois tem um formato mais bem definido, como se fosse um cacho mais aberto. Ele também é mais grosso que os outros ondulados, com a raiz levemente oleosa e as pontas secas. Também apresenta mais volume.

Cacheados

A característica marcante do cabelo cacheado é a formação de espirais, caracóis ou “molinhas” que crescem desde a raíz dos cabelos até as pontas. As formas podem ser mais largas ou mais achatadas, dependendo dos subtipos a seguir:

Cacheado 3A: esse cabelo possui os cachos mais abertos, apresentando também uma definição ainda maior que os ondulados. Por ser um fio que tende a ser mais hidratado, ele pode perder a definição com mais rapidez.

Cacheado 3B: este apresenta uma estrutura de cachos médios, sendo também mais volumoso. Os fios também sofrem mais com o ressecamento, já que são mais finos. 

Cacheado 3C: esses cachos têm um fio mais frágil e fino, com cachos pequenos e bem definidos, tornando-os mais volumosos também. Dessa forma, a estrutura do cabelo dificulta a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até as pontas, tornando esse tipo um cabelo mais ressecado. 

Crespos

O cabelo crespo é o tipo de cabelo frisado, sendo mais frágeis e finos com tendência à quebra fácil. Deve-se ter muito cuidado ao pentear os fios crespos. Para isso, é muito importante fazer isso com os fios molhados e com creme de pentear.

Crespo 4A: esse é um tipo de cabelo que parece o 3c, cacheado da raíz às pontas. Porém como os cachos são um pouco mais fechados, o volume é maior e os fios tendem a ser bastante ressecados e sem brilho. 

Crespo 4B: este tipo possui menos menos formato de espiral, sendo mais frisado. A característica desse cabelo é que ele é extremamente volumoso, podendo sofrer mais com ressecamento, quebra e opacidade.

Crespo 4C: esse é um cabelo que quase não possui nenhuma definição, mas apresenta muito volume. Esse fio é o que mais sofre com ressecamento natural, necessitando de mais cuidados especiais. 

Gostou de saber e descobrir mais a fundo sobre o seu tipo de cabelo? Para mais dicas e informações do mundo da beleza, baixe o app MyBway e fique por dentro de tudo!